Manto da Imagem Peregrina foi apresentado aos fiéis

Foto: Reprodução / Fundação Nazaré de Comunicação
 

   Em uma cerimônia cheia de emoção na Basílica Santuário foi apresentando nesta quinta-feira (11) aos fiéis, o manto que vai adorna a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante a programação oficial do Círio 2018. A missa solene foi presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada por Padres Barnabitas que atuam na Basílica Santuário de Nazaré.

   Durante a missa, Dom Alberto explicou sobre os olhos de Deus diante os seus filhos e ressaltou o quão especial todos os Homens são para Ele. “Você não é uma obra do acaso. Você  é um dom de Deus. Ele nos dá uma missão sem desprezar quem quer que seja”, disse.
Foto: Reprodução / Fundação Nazaré de Comunicação
 
   Reitor da Basílica Santuário de Nazaré e Presidente da Diretoria da Festa do Círio, Padre Luiz Carlos comentou sobre a riqueza da peça: “Contemplando o manto da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré para este ano de 2018, vemos uma peça de grande singeleza que tem como cena principal o anuncio do anjo ‘à jovem chamada Maria’. No alto está a coroa que simboliza a realeza de Maria, Ela que é Rainha do Céu e da Terra. Destaca-se também o Espírito Santo em forma de pomba, que pousa sobre Ela para gerar o Filho de Deus,  anjo este que é o portador da mensagem Divina: Deus fala, comunica seu plano e a jovem Maria dá o seu SIM. Em Maria acontece o encontro entre o humano e o divino. Este é o ponto de partida para uma nova e eterna aliança entre Deus e seu povo: eis o significado das duas alianças que compõem a peça. Destacam-se como cores predominante o branco e o dourado, as quais representam a nobreza, a pureza e a humildade de Maria. Junto com o dourado também se destaca a cor roxa que remete ao açaí, fruto abundante da nossa região amazônica, representando desse modo a nossa natureza e a nossa cultura, pois a Virgem Maria é a Rainha da Amazônia!”

   Manto da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré do ano de 2018, à convite do Casal Coordenador Cláudio e Lílian Acatauassú, foi uma criação da designer Celeste Heitmann com a confecção da estilista Khátia Novelino, inspirado na cena da Anunciação do Senhor.
Foto: Reprodução / Fundação Nazaré de Comunicação

A peça

   Bordado sobre tecido de cetim de seda pura, o Manto traz em sua borda desenho em estilo barroco, com linha metálica nas cores prata, ouro, ouro velho e roxo. O bordado do anjo, em cores pastéis, foi feito com linha de seda. O tecido de cetim é inteiramente rebordado em pérolas de arroz, vidrilho irisado e miçanga cristal. Realçando o bordado, encontramos contas de cristais swarovski e ametistas.

   O manto tem quatro peças de metal banhadas em ouro, criadas por Celeste Heitmann e confeccionadas pelo ourives Marcelo Monteiro: o Esplendor Divino, o Espírito Santo, o ramo de lírios e a Aliança Nova e Eterna. O broche, também em metal banhado a ouro, traz no fundo um pavê de ametistas e as mãos que simbolizam as de Maria, a serva do Senhor. A doação do manto foi de um devoto anônimo de Nossa Senhora de Nazaré, a quem rogamos bênçãos de Deus sobre sua vida e de sua família, assim como broche, igualmente doado por uma família, por graças alcançadas.

   Gostaríamos de registrar e agradecer aos demais colaboradores que se dedicaram a esse belíssimo trabalho: Leila Salame, Lílian Castro, Rosa Ventura, Antônio José Sousa, Edyr Silva e Alaíde Vieira.

Texto e Foto Destaque: Aline Andrade – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Círio de Nazaré Belém

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do Círio de Nazaré

Berlinda e Manto vão surpreender os devotos do Círio de Nazaré (Vídeo)