Transporte dos Carros do Círio para a CDP ocorre na noite desta quarta-feira (Vídeo)

Carro de promessas do Círio serão transportados na noite desta quarta-feira, 4
   Nesta quarta-feira (4), por volta das 21h, após um dia de exposição em frente à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, os 13 carros de promessas, símbolos da Festividade Nazarena, serão conduzidos para os galpões da Companhia Docas do Pará (CDP). A tradicional condução será realizada pela Diretoria da Festa, a Guarda de Nazaré, órgãos de segurança e trânsito e também outros voluntários devem conduzir.

   Eles devem percorrer aproximadamente 4 km até o destino final trafegando pela Travessa 14 de Março até a Rua Antônio Barreto, seguindo pelas avenidas Doca de Souza Franco e Marechal Hermes até o armazém 4 da companhia.

   Tradicionalmente, antes da saída dos carros, faz-se uma oração com todos os participantes, o que se repete na chegada à CDP. Durante o trajeto, os carros costumam ser homenageados pelos devotos e moradores, com fogos de artifício e outras manifestações de alegria.
Serão transportados o carro de Plácido, a Barca dos Escoteiros, a Barca Nova, o Cesto de Promessas, a Barca com Velas, a Barca Portuguesa, a Barca com Remos, o carro Dom Fuas, os quatro carros dos Anjos e o Sagrada Família, que a partir deste ano substitui o carro da Santíssima Trindade.

Um pouco da história

   O primeiro carro de promessa a ser inserido no Círio de Nazaré lembra o milagre acontecido em 1182 com Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar em um abismo com seu cavalo. Ele recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. E foi a Rainha de Portugal, Dona Maria I, que ordenou a inserção deste carro na grande procissão, em 1805.


Crianças acompanham o Círio de Nazaré no Carro dos Anjos (Foto: Ascom/Basílica de Nazaré)
   O transporte dos carros que participam da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré segue este formato, de ser realizado na noite de quarta-feira da semana do Círio, desde 1980. Antes dessa data, o transporte dos carros era feito na madrugada que antecedia o Círio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do Círio de Nazaré

Berlinda e Manto vão surpreender os devotos do Círio de Nazaré (Vídeo)

Manto da Imagem Peregrina foi apresentado aos fiéis