Designer ensina a fazer mantos do Círio inspirados nos pássaros juninos

Curso é voltado para guardiões de pássaros e bichos juninos.
Resultado da oficina deve virar exposição na Casa das Artes.
Guardiões de pássaros e outros bichos juninos participam de um curso de aprimoramento que une a estética de São João e a devoção nazarena em Belém: através de um curso ministrado designer Yorrana Maia, os guardiões aprendem a confeccionar de mantos em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré com inspiração na expressão cultural característica do São João do estado. O resultado da oficina deve virar uma exposição.

"Cada representante de pássaro ficara responsável pela confecção de uma peça. E a ideia de fazer essa exposição é justamente porque nesta época a cidade recebe muitos visitantes, que poderão ver de perto essa produção”, conta a designer.

Aprimoramento

As aulas são ministradas na Casa das Artes, que fica ao lado da Basílica, para 15 representares dos pássaros juninos de Belém até o dia 18.

“Lido com disciplinas que envolvem pesquisa e criação, e nesta oficina a ideia é fazer com que os grupos, além de confeccionar mantos dentro da estética dos pássaros e bichos juninos, também absorvam como se dá esse processo de criação, para que possam aplicar isso também em seus projetos pessoais”, explica a professora.
“O meu interesse é ampliar o meu conhecimento. Semana passada, eu e minha esposa concluímos uma oficina aqui, e a cada atividade a gente percebe que ganha mais condições de desenvolver um trabalho melhor, mais consistente. Aqui você tanto transmite como recebe conhecimento, é uma relação de troca entre os grupos em que o maior ganhador é a cultura, o público que prestigia o nosso trabalho”, disse Carlos Barbosa, do pássaro Uirapuru.

“Eu estou começando a construir uma ideiazinha a partir da primeira aula. Nunca fiz um manto, mas estou disposta a me arriscar e acho que o resultado vai ficar bem bonito”, conta Edielza Dias, do cordão do bicho Jaquinha, do baixo Acará.

Comentários